sábado, 9 de janeiro de 2010

Roncesvalles

Os dias vão passando aos poucos, e o projecto da aventura vai ganhando consistência. Tudo isto surge apenas de uma vontade, não foi planeado, nem programado... enfim, está a acontecer aos poucos, é um processo. Deste modo, sei dizer-vos muito pouco do que me aguarda, sei que o caminho está lá à minha espera com umas 31 etapas que espero fazer em 28 dias.
Inicialmente tive vontade de não pesquisar nada e preocupar-me apenas com o chegar ao ponto de partida. A seguir como diz o povo que fosse o que Deus quiser. Mas assim que comecei a efectuar a minha ainda ligeira pesquisa, entendi que este desafio não será de todo fácil e como a vontade de chegar ao fim é imensa, esta passa a ser obrigatória, porque tudo isto não pode ser uma tomada de decisão inconsciente. Mais uma vez como eles dizem, a fazê-lo há que fazê-lo bem, ou ainda novamente como eles dizem um homem prevenido avia-se em terra ou ainda um homem prevenido vale por dois. E nisto não há que discutir, se eles dizem tanto isso há-de ser melhor dar-lhes ouvidos.
Então até à minha partida vou investigar e partilhá-la convosco... depois então vou poder estar em condições de comparar o que diz a teoria acerca do caminho, das terras, dos albergues, das pessoas com a vivência prática das coisas que acabarei por ter. Porque por muitos blogs que possam haver desta temática, cada caminho, cada vivência, cada vida é única, então estou na expectativa de no final deste caminho ter trazido algo de diferente a tudo o que já foi escrito e vivido por outros.
Mas também vos sou sincero e seguindo o conselho do amigo Zé, não vou tentar saber tudo aprofundadamente, vou com umas luzes do que posso encontrar e esperar... para não retirar a magia e o encanto do factor surpresa que este caminho pode trazer.
Assim até me aventurar no caminho, vou tentar conhecer, descobrir aos poucos o que cada local e etapa me pode trazer.

Nesse sentido o meu ponto de partida da segunda etapa será Roncesvalles, se tudo correr como imagino claro está. Provavelmente será nesta pequena povoação que dormirei no meu primeiro albergue (caso chegue a horas decentes). Mas penso que na altura em que estarei por lá, sendo ano jacobeu deverá haver uma grande afluência de peregrinos no caminho francês, o que poderá complicar as vagas nos albergues.

Segundo o que li o Albergue de Roncesvalles é o maior do caminho com 120 camas tipo beliche, possuindo ainda tendas montadas para acolher mais alguns peregrinos. Mas ficou-me desde já o aviso que dormir num local com 119 "ressonadores" não é tarefa fácil e nem com tampões nos ouvidos se consegue descansar... A ver vamos, digo eu.

Mais uma questão que ficará em aberto é o pequeno-almoço de saída do dia seguinte, uma vez que esta pequena povoação não oferece locais onde comprar e tomar o que quer que seja a essa hora. Segundo consta, este lugar tem apenas dois bares onde servem refeições e não tem supermercado. Fora isso existe a igreja, onde a celebração tem partes realizadas em várias línguas e onde se dá a benção a todos os peregrinos. Voltando à questão do pequeno-almoço, li que a cerca de uma hora de caminho se encontra um café que poderá satisfazer essa necessidade. Por certo passarei lá a confirmar, e colocar o meu visto nesta extensa check-list que se vai formando aos poucos.

Ora de Roncesvalles que poderei dizer mais, em Francês diz-se Roncevaux em Basco chama-se Orreaga, sendo por sua vez uma pequena vila do Norte de Espanha, na província de Navarra, situada perto do rio Urrobi.

Mais um passo dado...