segunda-feira, 21 de junho de 2010

3º Sinal | Ainda em viagem...




Afinal já cheguei!
Bayonne. Ponto de espera e de descobertas. Ele anda aí... Esta cidade é bonita e agradável com água por todo o lado. Passeei pelo centro e dei com a catedral, eram oito e meia da manhã e assisti à minha primeira missa do caminho e a primeira em algum tempo. Quase doze padres para outros tantos participantes. Mas foi simples e bonita apesar de tamanho número de padres.
Circulei um pouco mais pela cidade e parei para merendar numa praça onde me saltaram à vista duas coisas no chão. Uma pomba branca e um coração que surgiu do acaso no chão do passeio... Em paz e com o coração aberto, lembrei-me eu que tal faz parte do caminho.
Na viagem para Saint Jean fiquei pasmado com as montanhas de amanhã. E durante a viagem travei os meus primeiros conhecimentos. Chegado a Saint Jean, a vila é maior do que parece, mas é pitorescamente medieval. Dar com o posto do peregrino e arranjar albergue, foi um instante. Bem tratado, bem recebido. Portugal ganhou e até ver tudo vai bem em terras de França. Amanha é o dia... Tinha muitos detalhes mais a contar, mas esses ficam para a volta. Até já.

2º Sinal | Sai de Coimbra há doze horas...


Saí de Coimbra há doze horas, foi uma longa noite, parece que para estes lados o verão ainda não chegou, cinzento e frio. A primeira luz do sol traz-me o meu primeiro céu em terras francesas. Hendaye. Primeiras palavras em francês de hoje, a compreensão foi pacifica. Bilhetes comprados. Total da viagem Aveiro ao destino final: 80 euros. Mais uma troca de comboio até Bayonne e depois autocarro às onze e quarenta e sete que demora hora e vinte até saint-jean-pied-de-port. Com sorte vejo a segunda parte do jogo de portugal. Até agora tudo como previsto. Até ja.