sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Pamplona

Pamplona, num dos guias está marcado como ponto final da terceira etapa. Penso que fará sentido sê-lo, porque nestes dias de caminhada esta será provavelmente a cidade mais conhecida e importante. Quem nunca ouviu falar das festividades de San Fermín? E das suas famosas largadas de toiros pelas ruas? Quem não tem na sua memória vestes brancas e lenços vermelhos ao pescoço?

Pelo terceiro dia seguido ouve-se falar da Província de Navarra, a pé parece que se anda devagar, e demora-se mais a chegar aos destinos. Mas no fundo acho que se ganha mais...

Voltando a Pamplona, é uma cidade com quase 200 000 habitantes, situada na zona de transição entre a Navarra seca e a Navarra húmida (em questões climatéricas). E está a uma altitude de 449 m.
Segundo consta acolhe bem os peregrinos. O seu crescimento como cidade nas suas várias dimensões (urbano, tecnológico, económico, social e cultural) deu-se a partir do século XX.

As festas do seu patrono, San Fermín, são de 6 a 14 de Julho. Vou perder isto por pouco mais de uma semana, o que é pena. Terei de lá voltar um dia para viver a loucura desses dias.

Caso se goste de património arquitectónico, os monumentos mais importantes a visitar, se houver tempo, serão: a Igreja-fortaleza de San Cernín, Catedral metropolitana, as Muralhas, a ponte da Madalena e a Igreja de Santo Domingo (esta última muito ligada ao caminho de Santiago, dada a presença de vieiras jacobinas e ainda ter no seu retábulo principal uma imagem de Santiago).

Daqui, partirei para mais uma etapa em direcção a Puente La Reina... E pelo caminho passarei por... se não se derem ao trabalho de procurar, amanhã...

... Talvez conte!