sexta-feira, 25 de junho de 2010

16º Sinal | A energia de Santa Maria de Eunate

Hoje a segunda metade do dia foi de matar... Aquilo que estava à espera que acontecesse chegou em força - o calor. Falo de um forno que mal bebemos água instantaneamente a boca se seca. Para ir visitar esta ermida tive de fazer um desvio de mais de dois km o que agravou o andar cada vez mais pelo calor dentro. Mas chegado ao local tive um dos momentos bonitos até agora... Um encontro com uma peregrina alemã de nome Manuela. Tive uma boa e bonita conversa com ela sobre as razões de cada um fazer o caminho. Ela estava para fazer isto com o pai que faleceu o ano passado, e ainda no processo de digestão do sucedido veio até ao caminho ligar-se de novo ao mundo, como que fazendo uma iniciação. Convenceu-me a fazer o ritual de dar sete voltas descalço à volta da capela por uma calçada feita de pedras colocadas de forma a ter uma superfície texturada e não lisa o que apesar do desconforto quando não acertava nas pedras melhores para colocar o pé, revelou-se ser uma boa maneira de massajar os pés. Um bom momento para pensar que aquilo seria um bom exercício para pensar na vida, porque a vida é assim mesmo, escolhemos caminho e onde pomos os pés, mas mesmo assim tropeçamos e há aqueles momentos que não controlamos e que nos aparecem as pedras mais afiadas e magoam. Eunate tem lição de vida. Os últimos seis quilómetros e meio até ao albergue santiago foram tortura falta de água e calor intenso. Bem almoçado apenas às três da tarde, Banho tomado e sesta feita foi altura do banho de piscina. Tenho a articulação de dobrar o pé esquerdo em mau estado e vou ter de usar halibut para tentar travar o outro tormento da assadura nas partes interessantes. Amanhã vamos ver como acordo. às cinco temos de estar andar por causa do calor. Testei umas sapatilhas novas da Decathlon e não correu mal, acho que fiz boa compra para os setecentos e tal que faltam. A ver... Mal ou bem cheguei. Quatro de trinta e uma já estão. Passo a passo e nós vamos... Dizem-me os espanhóis que me tratam como português. Mais um dia cheio. Peçam para o calor ir embora... Dava jeito. De terras de navarra... Até quase ao fim do mundo. Espero que tenham podido semear um pouco mais de paz por aí hoje.

15º Sinal | No alto do perdão não sentei nem chorei... Engoli em seco




Aqui onde se cruza o caminho do vento com o das estrelas sabendo que como todo os homens falham, eu não sou diferente e por tal, por todas as minhas a falhas convosco e comigo mesmo... Desculpem. E assim se faz ingenuamente um reconhecido pedido de desculpa. E agora sim sinto-me em casa.


14º Sinal | A caminho do alto do perdão



Hoje estou no caminho da etapa talvez com mais significado para mim: a da subida imponente ao alto do perdão. É caminho de vida é de redenção... Hoje é dia de reconhecer as faltas e falhas... Hoje é dia de pedir desculpa e de perdoar o que houver a ser perdoado. Hoje é dia... Paz para todos. Amem, respeitem, entreguem, arrisquem, perdoem, abram-se ao mundo, quebrem as barreiras do preconceito, sobretudo amem. Como dizia o Raul Solnado, façam o favor de ser felizes. Sem lições de moral e de coração aberto. Bernardo



PS: em jeito de favores em cadeia, façam as pazes com alguém que precisem de o fazer e passem a palavra... Talvez dê para um pouco mais de paz no nosso universo.

13º Sinal | Hoje uma hora mais tarde, aqui vou eu...