quarta-feira, 14 de julho de 2010

44º Sinal | O caminho Mais um dia, mais uma viagem, mais uma etapa




Decidiu-se fazer a etapa não até Villa Franca Del Bierzo mas mais uns quatro ou cinco km à frente até Pereje. Opção tomada dado que amanhã a etapa a fazer é das mais puxadas de todo o caminho, segundo consta, a subida até a Ocebreiro. Assim a de amanhã está encurtada. A escolha foi bem acertada o albergue é uma casa rural soberba. Recomendado. Fora estes detalhes, a caminhada é feita com esforço. Mas isso toda gente sabe. A corrida começou, muita gente iniciou a peregrinar hoje, os números começam a subir e quem começa agora, vem com mentalidade diferente. Vem para andar e correr à caça aos albergues, nota-se que vêm um pouco arredados do espirito do caminho, generalizando claro está. O caminho ganha encanto na paisagem mas perde na maneira como se vê muita gente a fazê-lo. O caminho deixa de ser um caminho espiritual de abertura aos outros. Mas não ganho nada em falar do que observo, mas deixa-me com uma má sensação. Ainda assim conheci mais um casal americano, e um chico espanhol. Cada um tem o seu caminho, e para mim definitivamente o caminho são as pessoas, e não os km. O que levamos daqui são sobretudo as vivências de quem se encontra e está igualmente aberto ao mundo. E sobre as pessoas, hoje é dia de agradecer aos meus companheiros de caminho, destes últimos dias, que me têm dado uma força, e uma atenção nos cuidados aos pés e da alma. Estou rodeado de pessoas excepcionais. É o mais gratificante desta experiência. A vida são as pessoas, estimem quem tenham à vossa volta e quem se aproxima e vem por bem, é isso que se leva desta vida, que é bela de mochila às costas. Uma fase diferente do caminho mas com novas descobertas interiores, umas ficam cá dentro, outras serão para pôr em prática. Sei que o discurso anda cinzento mas como dizemos na nossa terra, quem vê caras não vê corações. Quero chegar!

4 comentários:

Anónimo disse...

Ánimo chicos! ya os queda poquito para llegar al sepulcro del Santo!
Me acuerdo mucho de vosotros, es más, no dejo de pensar en el grupo.
Rezo por vosotros!
Toni

oicaca disse...

Alma até Almeida!

Este foi o grito de encorajamento para correr atrás dos invasores franceses até à fronteira de Castela, nos anos longínquos do início de oitocentos, depois de mil e uma atrocidades!

Agora: Quem chegou até aqui, vai voar no resto do Caminho...porque já se vislumbra o Obradoiro!

A batalha psicológica e física dos quilómetros ainda tem pela frente uma caminhada de três digitos, mas à minha esquerda já só vejo um...

Aprecio o rigor do trabalho de planeamento e de doseamento do esforço!
Lição e trabalho de casa muito bem feitos...

As bolhas é que eram dispensáveis!

Paisagens de contraste cada dia, mas o cheiro a mar está quase aí!
Amanhã será dia de trepadores, prova de resistência e de apelo às reservas físicas! Na meta dará para começar a respirar fundo...
A 31ª está quase a ser alcançada!

E a galinha assada de Santo Domingo de la Calzada à vossa espera! Uhmmmmm! A esta hora até um franguito do Púcaro marchava...Saudades!

A crónica vai longa!

É tempo de descanso e emalar as trouxas: A vida é bela de trouxa às escostas!
Força, companheiro(s)!

Abreijos mil,

Duque de Santo André

o chefe disse...

Como já viste, a partir de agora o numero de peregrinos aumenta e a procura de um albergue é maior, vai existir uma "corrida ao albergue", não te percas nessa corrida mantém o teu caminho e sê feliz.
Faz do cinzento, amarelo, laranja, vermelho, verde, azul. Alegria, pois o caminho está mais próximo e o Apóstolo espera por ti para o abraço sentido.
Ultreia
o Chefe

Pimpão disse...

Olá!
Fiz o caminho de 19 de Abril em Saint jean Pied de Port até 20 de Maio de 2010 em Muxia, muito recente ainda.
Desfruta de todos os pormenores, dá importância atudo o que te rodeia, nunca mais terás uma experiência dessas, já que tudo aquilo que te parece agora supérfluo, se tornará no futuro alvo de enorme saudade.
Não receies, não corras, no final de cada jornada, encontrarás sempre um cantinho e alguem que te dará a mão sempre que necessites, sem nada pedir e sempre quando menos o esperares.
Não sei se a tua programação passa por seguires para Finisterra e depois Muxia.
Se não faz parte dos teus planos, tenta ir de qualquer forma a finisterra e disfrutar do por do sol no farol.
è das mais belas visões da vida...
Um abraço e "Buen Camino"

António Pimpão

Se tiveres curiosidade:
http://campusstellae1.blogspot.com/