domingo, 4 de julho de 2010

34º Sinal | Encontros imediatos de terceiro grau

Podia começar isto de muitas formas, mas ontem dia de Burgos, foi um dia surreal, mais um. Dia das festas de Burgos, dia de loucura na rua, continuo a ficar muito contente quando vejo as charangas e fanfarras na rua a tocar, tem uma qualidade nos arranjos actuais e uma energia positiva fantástica.
Almoço em boa companhia, dos três da vida airada, José, Julian e Judite. A tarde estava a ser enfadonha, quando baixei da camarata e vim à zona de convívio. Apareceram o Bernd e o Peter que há dias apareceram numa das fotos. E este foi o início de um encontro imediato de terceiro grau. Peter é para-médico no exército alemão, e esteve a aconselhar-me sobre o que fazer com o pé, sobre a medicação e afins. Entretanto comecei a falar do que me anda a deixar ansioso, o caminhar, o chegar, enfim de tudo um pouco. Enquanto falava e contava histórias da minha vida, o Bernd, o Bernardo alemão, me pergunta quando é que eu fazia anos, 28 de Setembro disse-lhe eu, foi a segunda quase coincidência, ele faz a 29. Restou-me perguntar que idade tinha, 33, o mesmo que eu. E foi-me partilhando que há medida que lhe ía falando da minha vida que ele se revia em muito da minha maneira de viver as coisas e na parecença de alguns acontecimentos. Enfim tudo ficou muito estranho, as semelhanças no nome, idade, data de nascimento, acontecimentos semelhantes a ocorrerem exactamente no mesmo período das nossas vidas. Tudo demasiado surreal. Entretanto fomos ver o jogo de Espanha a um pub Irlandês que de Irlandês pouco tinha, enquanto vinham as cervejas veio também um pires de azeitonas, o Bernd ofereceu-me mas eu não aprecio, o qual me diz que ele também não. Tudo era estranho como um irmao gémeo, uma vida paralela noutro pais. Há coisas fantásticas e estranhas. Ainda assim a vida é bela de mochila às costas.

1 comentário:

oicaca disse...

Oi, Viandante,
Cronista-mor de Sua Majestade El-Rey Juan Carlos, teu primo em 8º grau!Entonces ya por tierras de Burgueses!...
Hoje dia de domingo, dia de revelações!
Depois do gallo de los Paraguayos, coitaditos - é preciso ter mesmo azar,não conseguiram vingar os portugueses,- que o mistério da galinha de Santo Domingo de la Calzada, seja finalmente,decifrado.
Assim reza a crónica castelhana:

Gallinero catedralicio

Construido hacia 1.460 es un obra gótica en piedra policromada que alberga en su interior una pareja viva de aves: Un gallo y una gallina blancos. Está situado en el brazo derecho del crucero,en el lado de la epístola frente al sepulcro de Santo Domingo de la Calzada. Es el testimonio vivo y permanente del auxilio del Santo a los peregrinos compostelanos. Y recuerdo del famoso milagro que extendió el nombre de Santo Domingo por todas partes con aquel famoso dístico que dice:

"Santo Domingo de la Calzada

donde cantó la gallina después de asada".

Desde 1.350 hay constancia escrita en el Archivo Catedralicio de las existencia de las aves en la catedral mediante una bula extendida por el Papa en Avignon por la que se concedían indulgencias a los fieles que ayudasen al culto de la catedral de Santo Domingo, asistiesen a sus oficios divinos o "miransen al gallo y a la gallina que hay en la iglesia".Las actuales aves son reemplazadas mensualmente por otras distintas, labor que realizan voluntarios de la cofradia de Santo Domingo.

Versão italiana:

Domenico García, eremita dell’XI secolo sulle rive del fiume Oja, commosso per le peripezie cui erano sottoposti i pellegrini diretti a Santiago de Compostela a causa dell’attraversamento del fiume e dell’allungamento del tragitto, costruì un ponte e una strada - calzada - in direzione di Burgos, e successivamente un ostello e un ospedale. La cittadina, ancora oggi asserragliata entro le fortificazioni del XIV secolo, divenne una tappa importante del Camino Francés per Santiago de Compostela. Santo Domingo de la Calzada si trova nella provincia spagnola di La Rioja che giace alla destra dell'alto corso dell'Ebro, il cui capoluogo è Logroño. Nella cattedrale, di fronte alla tomba del santo, si trova un monumento gotico che è la gabbia sontuosa, dipinta e dorata, del gallo e della gallina miracolosamente resuscitati nel 1130 o nel 1400, così come miracolosamente resuscitò il gallo di Barcelos.

E assim voltamos a casa, porque em Barcelos também houve milagre!

Abrazos muy cordiales
do Cronista do Carramona