domingo, 18 de julho de 2010

48º Sinal | Casi



Hoje o texto mais curto de todos. Isto está quase! Faltam 60 e poucos km. Dia tranquilo. Isto está a ficar estranho a sensação do fim, os maus atendimentos em albergues, mais uma série de coisas menos boas faz com que apeteça caminhar em sentido contrário de volta ao início. O regresso à essência e inocência do caminho. Talvez não escreva nada nos próximos dias, e guarde um texto especial para o dia da chegada. Vamos ver o que os dias trazem. Até já. E sim a vida é bela de mochila às costas. Já descobriram o que é o melhor do mundo?

6 comentários:

g. disse...

sim, sem sombra de dúvida o melhor do mundo são as pessoas... as pessoas que vamos encontrando pelo caminho, as que nos entram no caminho, as que caminham ao nosso lado, as que vão mais à frente e qdo encontramos sentimos a felicidade do reencontro e as saudades.
é bem verdade que deixamos um pouco de nós e trazemos um pouco dos outros.
também entrei no teu caminho e sinto-me feliz por ter entrado assim atabalhoadamente... são os caminhos da net que se soubermos andar podemos ter muitos bons amigos.
beijos e boa continuação caminhante

oicaca disse...

Por estes mesmos dias de Julho, há 32 anos, num canto da mesma mítica Plaza do Obradoiro, houve notícia da primeira peregrinação familiar galega de Condes e Antunes, de Aveiro a Santiago, num encantador VW Brasília azul (GZ-23-11) e do loiro primogénito de menos de dois anos em lágrimas,encalorado,cansado das bolandas,num sufoco...de baba e ranho!
E os adultos sem mezinha capaz para a crise do infante inconsolável...
"Sono, muito sono", dizia a sabedoria imensa da Avó!
"Isso passa", sossegava seguro o Avô...
E a aventura prosseguiu pelas Terras lindas da Galiza, nesse Verão quente de 1978, com passagem por Orense e saída por São Gregório, com caramelos e pirexes escondidos, com muita vontade de um almocinho minhoto do lado de lá, regado com o precioso Alvarinho, mais caro que todo o lauto repasto !

Do loirinho não houve na circunstância registo de mais rabuge alguma! Ficou peregrino debutante, abençoado para outras tiradas "pedibus calcantibus"!

Hoje, o peregrino-caminhante-da-vida-é-bela-de-mochila-às-costas volta de novo ao local da história, cioso do sabor da promessa cumprida,comovido e enriquecido pela experiência vivida,interiormente ainda mais solidário, mais disponível para os outros, mais humilde e confiante em si próprio!

Por tudo o que partilhaste, ó Peregrino, com Amigos de várias proveniências e linhagens que, sabemos, estiveram contigo desde a primeira hora, obrigado!

Por aquilo que ainda vais poder partilhar, em páginas e imagens,em abertura ao Mundo, fica-nos a certeza que valeu a pena o sacrifício da viagem, sendo que essa caminhada é a caminhada da Vida, com escolhos e dificuldades, com momentos cinzentos e multicores, na longa e eterna aprendizagem dos seus segredos e busca aturada dos seus mistérios insondáveis!

Muito gostaríamos de te oferecer algo muito simbólico, uma recepção condigna pelas duras privações da longa longa jornada do Caminho Francês, com bolhas, "lágrimas e suspiros" (Ingmar Bergman), com episódios de alegria e charme cosmopolita,de "suspense" fotográfico, nessa escola-babel de línguas e culturas mil, mas as notícias chegadas na última hora, francamente, não são as que esperávamos:


PARADOR DE SANTIAGO - HOSTAL DE LOS REIS CATOLICOS
Plaza do Obradoiro,1, 15705 SANTIAGO DE COMPOSTELA

Lamentamos, o último quarto disponível foi reservado há 11 horas, 32 minutos!

Os nossos primos da Família Bourbon não honraram o prometido!
Até o último quarto para o Jacobeo
foi entregue a um qualquer peregrino do Jet-set californiano, com muitos dólares e poucas maneiras!
Falta de compromisso e de honorabilidade!

Face à desfaçatez e à descortezia real,os Condes de Carramona renegam pois a Santa Aliança com Castela e estão dispostos a romper com as seculares ligações nobiliárquicas que sempre foram para nós sagradas e solenemente respeitadas! A Nobreza já não é como era dantes...

A ser assim:
Cumpra-se o Tratado de Tordesilhas!
Passem já para cá a Taça conquistada em África em Terras da Boa Esperança, em domínios da coroa portuguesa!
Podem ficar com o Queiroz...e o Mouriño emprestado por dois anos!

Estamos a chegar ao epílogo dos comentários à Crónica de Viagem assegurados pelos apoiantes da retaguarda ! Foi bom enquanto durou o blog! Que os 200 e +....dias da tua Peregrinação pela Vida te continuem a ajudar a ser feliz...
Os tempos estão difíceis, mas a esperança e a temperança são bons referenciais para o nosso Destino de humanos!
A Vida é curta, mas longo é o Caminho...

Ex abundantia cordis os loquitur.
Ex aspectu nascitur amor.
Ex nihilo nihil fit.
Experta est linguas auris iniqua malas.
Exsiliat reliqua fora clausa quaerentibus una.


Abraços e Beijos,

Cronista aposentado

João Moura disse...

Estou intimidado pelos outros comentários...
...o melhor do mundo é o Messi, foi o que me disseram!

Asta!

Anónimo disse...

Nâo possuo os dons e dotes do Sr.D.CONDE DA CARRAMOA, (porque quem escreve assim não é gago)mas comungo das mesmas ideias, os primos BORBONS não se portaram nada bem. Talvez o quarto qu foi recentememte reservado se destine AO PRImogénito RONALDINHO que anda escondido não se sabe se por terras D"ELREI...mas vamos ao mais importante:Bernardola, acompahei o teu DIÁRIO DE BORDO bem perto, fizes-te com que muitas vezes chora-se que nem MADALENA. mas quero dizer-te que tenho MUITO ORGULHO em seres meu sobrinho.
Fos-te para mim e se calhar para muitos de nós UMA CAIXINHA DE SURPRESAS.Bem hajas pelo ser humano que és, bem hajas por mostrares que afinal não és aquele Bernardo que parecia ser só sonhador, bem hajas por seres NOSSO.Hoje não tenho duvidas que irás ser capaz de pegares o toiro sem as pontas cortadas. Um abraço da prima DORA digo da FAMILIA VIRIATO

o Chefe disse...

Partilhar sem esperar nada em troca.
Andei ausente, mas presente
Ultreia
o Chefe

Anónimo disse...

acredito que seja uma experiência extraordinária! na minha "to do list"